VOCÊ SABIA?!?! Pilates para quem trabalha sentado...

09/09/2020

Devido crescimento expressivo de uso de computadores, os trabalhadores dos países industrializados tem atividades profissionais sedentárias, nas quais a posição sentada por longo períodos é provavelmente a postura mais utilizada no emprego.
O que acarreta um grande número de pessoas com lesão postural.
Há um grande número de profissionais que desenvolvem a sua atividade predominantemente nessa posição: Administradores, engenheiros (as), cientistas, motoristas, telefonistas, secretários (as), balconistas, advogados (as), costureiros (as), servidores (as) públicos, bancários (as), psicólogos (as), dentistas, professores (as), arquitetos (as), farmacêuticos (as), médicos, etc., e de acordo com dados atuais, a incidência de lesões associadas ao trabalho efetuado por longos períodos na posição sentada, é elevado. Isso porque as próprias características do trabalho associado com a má postura (por fraqueza muscular, desvios, má formação e/ou falta de consciência corporal), constituem um fator determinante para o desenvolvimento de dores na coluna e no pescoço.
A má postura pode ser a causa de várias lesões, que ocorrem quando os músculos e os ligamentos que envolvem a coluna são sobrecarregados, estirados ou torcidos.
Além de termos alguns cuidados específicos no dia a dia, devemos também fortalecer, alongar, reeducar e conscientizar o nosso corpo. Prevenindo lesões, obtendo um melhor desempenho no trabalho e mais qualidade de vida.
O Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações, promovendo flexibilidade e equilíbrio muscular. Fonte: ClubedoPilates. O Pilates ainda trás como benefícios a melhora da concentração, da coordenação motora e da consciência corporal, podendo ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Pratique Saúde, Pratique Pilates - Venha nos conhecer!